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Áreas de abordagem do desenvolvimento de produtos

A Wine Produtos e Processos tem foco nas atividades que permeiam o desenvolvimento de um produto, assessorando nas dificuldades naturais que o processo impõe. Abaixo, os cinco grandes grupos abordados:

Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP): é um conjunto de atividades que busca atender as especificações de projeto de um produto e de seu processo de fabricação. Essas atividades consideram as necessidades do mercado, as restrições tecnológicas da empresa e a sua estratégica competitiva.


Planejamento Estratégico dos Produtos: é a primeira fase do modelo e é realizada a partir da estratégia da empresa, considerando as restrições de recursos e informações sobre consumidores, tendências tecnológicas e mercadológicas. Nessa fase é efetuada análise e avaliação do portfólio de produtos e verificação do alinhamento em relação às metas estratégicas da organização, que pode ser competir por diferenciação ou custo. Outra atividade importante é a gestão do portfólio, que visa a atender três objetivos: (i) maximização do valor financeiro, (ii) alinhamento ao planejamento estratégico de negócios da empresa e (iii) balanceamento do mix de produtos (segmento de mercado e inovação). Por fim, é definido o ciclo de vida do produto.


Desenvolvimento do Produto: essa fase contempla a elaboração das especificações do produto, como desenho técnico, lista de materiais e protótipos. Os recursos de fabricação disponíveis são analisados e é verificada a necessidade de melhorias ou investimentos, desenvolvimento de fornecedores, confecção de gabaritos, moldes e automações.


Acompanhamento da Produção: corresponde a um conjunto de atividades que garantem um bom desempenho do produto no mercado e na produção, conforme as especificações e visando a redução constante de custos. Algumas das atividades são: programação da produção, cálculo de custo e formação do preço de venda, cronoanálise do processo e controle de qualidade.


Pós Desenvolvimento: a retirada de um produto do mercado exige cuidados em relação ao pós-venda (necessidade de peças de reposição), consumo do estoque de insumos que não serão mais utilizados e proposição de produtos substitutos. Essa fase contempla a criação e acompanhamento de indicadores de desempenho que possibilitam a empresa entender a evolução do seu produto e processo e ser eficaz na tomada decisão sobre quais itens manter no portfólio, quais itens descontinuar e como fazer a sua respectiva substituição.

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